Você sabe que SPAM e e-mail marketing não são a mesma coisa, não é?
O SPAM se caracteriza pelo envio de e-mail não solicitado, com ofertas e promoções de produtos, muito diferente do e-mail marketing que só envia mensagens eletrônicas quando o usuário, detentor do e-mail, solicita que a empresa envie algum material
Além disso, eles oferecerem a opção de cancelamento nos envios, o que é impossível nos casos de SPAM. Dessa maneira se você recebe um marketing por endereço eletrônico é possível cancelar o envio facilmente, com um botão que geralmente fica no corpo da mensagem.
Muitas empresas compram uma lista de e-mail, ou mailing, para enviar os seus conteúdos aos endereços eletrônicos.
O profissional que envia SPAM é chamado de spammer.
Empresas que enviam SPAMs ou são qualificadas como uma, mesmo que ela não envie. Afinal, hoje qualquer internauta que recebe um e-mail pode qualificá-lo como SPAM.
Até os provedores de e-mail já possuem uma própria caixa para os SPAMs espaço, e vamos concordar, ninguém checa essa ferramenta a não ser que realmente esteja precisando.
Por exemplo, quando você está esperando um e-mail específico e ele não chega, aí sim a caixa de SPAM é verificada.
Diferente disso, é extremamente raro ver alguém abrindo a caixa de SPAM pensando: “Hm, vamos ver quais e-mails que eu não gostaria de receber chegaram na minha caixa de spam.”
Portanto, agora você sabe que existe uma grande diferença entre spam e e-mail marketing. As informações deste conteúdo foram retiradas do blog Ideal Marketing.