E-commerce, o que pode ser?


Vamos por parte, pensando no vocabulário inglês. O que acha de desmembrar a palavra para buscarmos o significado?


E = internet; Commerce = comércio.


Então logo concluímos que esse é um comércio on-line, entretanto existe uma pequena dúvida entre algumas pessoas: “Toda loja virtual é um e-commerce?”


Não, nem toda loja virtual é um e-commerce, isso porque existem os famosos marketplaces. Os marketplaces funcionam como um shopping virtual, onde diversas lojas se reúnem em um único domínio para vender seus produtos.


Aqueles sites que vendem produtos de diversas empresas, são considerados marketplaces, já quando um site vende produtos apenas de uma única empresa, ou seja, quando ele é da própria empresa, é considerado um e-commerce.



Em junho de 1984 Jane Snowball realizou uma compra on-line através de uma televisão modificada.


Por meio do software Gateshead SIS/Tesco a senhora de 72 anos se tornou a primeira pessoa do mundo a realizar uma compra dentro da sua própria casa.


Esse fato aconteceu há muito tempo, portanto o e-commerce não é tão novo assim.


Mas tudo começou quando Michael Aldrich apresentou ao mundo o primeiro sistema de compras on-line, uma televisão modificada nomeada VideoTex, em 1979.


A compra de Jane foi realizada pelo VideoTex.


Dois anos após a criação do Videotex, o primeiro sistema de shopping on-line foi instalado, permitindo realizar transações entre empresas, o famoso negócio B2B (business to business, em português empresa para empresa).


Para mais informações sobre e-commerce e marketing existem alguns blogs que são especialistas no assunto, como por exemplo o ideal marketing. Acesse e confira os conteúdos